quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Diamantes

Diamantes

O nome diamante é derivado do latim adamas e do grego adamás, que significa invencível, imbatível, indomável. É conhecido como o mais duro mineral encontrado na natureza com grau de dureza 10.

Historicamente encontrados na Índia, atualmente os diamantes são localizados em quase todos os grandes continentes, porém cerca de metade da produção global vem da África, sendo Botsuana responsável por 25%, seguido da Rússia 18%, África do Sul 12% e Angola 12%.

Os diamantes extraídos são classificados como pedras preciosas ou industriais. Os diamantes cuja pureza e limpidez são insuficientes para sua utilização como pedra preciosa são classificados como industriais.

O diamante industrial embora inútil como jóia é uma parte vital para a indústria mecânica, os de qualidade inferior são utilizados apenas como abrasivo industrial, e os diamantes de qualidade superior são utilizados nas indústrias de mineração e petróleo, dressadores para retificação de rebolos, entre outras aplicações.

Em meados dos anos 50, notando – se a grande aplicação do diamante industrial, estudos levaram a elaboração e produção de diamantes sintéticos.

Os diamantes sintéticos são produzidos em condições semelhantes aos diamantes naturais, porém a possibilidade de um diamante natural ser substituído por um sintético é quase nula.

Cristais com qualidade de pedras preciosas foram sintetizados em 1970, em processos que exigem pressão e temperatura extremamente elevadas.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diamante
Imagens:




Nenhum comentário:

Postar um comentário